ROCK Pi 4 agora suporta libmraa e sobreposição de árvore de overlay
Community Updates
Muitos de nossos usuários querem usar os HATs no ROCK Pi 4, HATs significa Hardware AT Top. Os HATs podem estender a capacidade do hardwarepor por si mesmo, é muito bem vindo por makers e diyers ou mesmo projetos profissionais. O design de compatibilidade do ROCK Pi 4 permite que ele trabalhe com muitas extensões de HATs no mercado. É o lado bom deste hardware . O que libera e fortalece o GPIO de 40 pinos do ROCK Pi 4 é a atualização que vamos apresentar hoje, a sobreposição de árvore de dispositivos e o suporte a libmraa.
A árvore de dispositivos é amplamente usada no mundo do ARM Linux para descrever o hardware, portanto, o kernel conhece os recursos de hardware, como endereços de memória, atribuição de gpio, número de IRQ, etc. Mas no mundo do HAT, os recursos de hardware são dinâmicos, os usuários podem usar diferentes HATs e diferentes HATs requerem recursos diferentes, o kernel deve saber que o usuário alterou o hardware. A maneira de atualizar a árvore de dispositivos sem recompilar o blob da árvore de dispositivos é chamada de sobreposição da árvore de dispositivos.
Para usar a sobreposição da árvore de dispositivos, você precisa instalar o u-boot mais recente, o u-boot analisará e carregará os arquivos dtbo antes de inicializar o kernel.Além disso, você precisa atualizar para o kernel mais recente, que nós fornecemos um arquivo de configuração de hardware em `/ boot / hw_intfc.conf`, que é mostrado abaixo:
# Hardware Interface Config intfc:pwm0=off intfc:pwm1=off intfc:uart2=off intfc:uart4=off intfc:spi1=off intfc:spi2=off intfc:i2c2=off intfc:i2c6=off intfc:i2c7=off # DTS Overlay Config # 1. check the name.dtbo in /boot/overlays # 2. add intfc:dtoverlay=name as below #intfc:dtoverlay=at24c02 #intfc:dtoverlay=two-color-led intfc:dtoverlay=console-disabled #intfc:dtoverlay=console-on-uart4 #intfc:dtoverlay=devspi
Você pode apenas ativar/desativar os buses por set on/off, e carregar o dtbo com o `intfc: dtoverlay = xxx.dtbo`. A explicação detalhada dos parâmetros pode ser encontrada na pagina Rockpi4/hardware/devtree_overlays.
O MRAA é um projeto da Intel, agora mantido como um projeto de código aberto.
Libmraa é uma biblioteca C / C ++ com ligações para Java, Python e JavaScript para fazer interface com a IO em algumas plataformas de hardware, com uma API estruturada e onde os nomes/numeração de portas correspondem na placa em que esta ligado. O uso da libmraa não o amarra a um hardware específico com detecção da board feita em tempo de real, você pode criar um código portátil que funcionará nas plataformas suportadas.
Nós adicionamos o suporte ao libmraa para o ROCK Pi 4 e fizemos um pacote debian.Pedidos de pull são enviados para a libmraa oficial, espero que seja oficialmente suportado em breve. Para um uso mais detalhado da libmraa, por favor consulte o site wiki Rockpi4/dev/libmraa.
Com a sobreposição de árvore de dispositivos e libmraa, podemos suportar uma grande variedade de HATs e sensores, os usuários podem programá-lo com algumas linguagens de alto nível, como python ou javascripts. Se você tem algumas ideias de projetos, let us know.
-- Radxa Team, 2019 in Baoan, Shenzhen, China
- Introduce the new ROCK Pi 4 - hardware
- Firefox OS is running on rock pro
- Kali Linux on Rock Family
- pyRock - python GPIO library
- Cases for radxa rock family
- Initial Node.js GPIO wrapper for Radxa Rock
- New wiki skin powered by bootstrapskin
- Android 4.4.2 preview image released
- radxa at maker fair in Shenzhen
- Ubuntu desktop release update
- Home (2,301,331 views)
- Rock (873,199 views)
- Buy (809,760 views)
- Rockpi4 (696,404 views)
- Rock/flash the image (664,762 views)
- RockpiX (410,443 views)
- Dual Quad SATA HAT (392,525 views)
- Rock2 (381,655 views)
- RockpiS (342,036 views)
- Rock/prebuilt images (306,323 views)