Rockpi4/Debian/pt BR
Contents
- 1 Utilizando o ROCKPI4Debian
- 2 Alterar registros
Utilizando o ROCKPI4Debian
Introdução ao ROCKPI4Debian
O ROCKPI4Debian é um sistema de desktop fácil de usar. Existem duas áreas de trabalho internas, desktop1 e desktop2. Clique no botão de alternância da área de trabalho na parte inferior da janela principal para alternar a área de trabalho. Ao trabalhar com o ROCKPI4Debian, você descobrirá que ele toca bem tocando música, reproduzindo vídeos, Internet, Bluetooth e assim por diante.
Conta de Usuário Padrão do Debian
Non-root User:
Nome de usuário: linaro Senha: linaro
Use o Terminal de Ferramentas do Sistema
Existem três tipos de ferramentas para o Terminal. Eles são o LXTerminal, ""UXTerm"" and ""XTerm"". Você é encorajado a escolher o seu favorito. Clique no ícone, flying bird, no canto inferior esquerdo da janela principal do ROCKPI4Debian, e clique no ícone, System Tools para selecionar sua ferramenta Terminal desejada. Aqui está o LXTerminal como um exemplo. Se você tentar experimentar do mais avançado, assim como queremos que você faça isso, você pode digitar o seguinte comando para ser um superusuário.
$ sudo su
Conexão de rede
Existem dois métodos para conexão de rede. Um é Ethernet e o outro é WIFI.
Conexão de Ethernet
Você pode usar um cabo de rede (uma extremidade conectada à porta de rede externa ou roteador) para conectar seu ROCK Pi 4 à rede. O ROCK Pi 4 irá configurar automaticamente a rede para a sua navegação na Internet.
Para testar a Ethernet, precisamos seguir os passos:
- Mude para o modo de superusuário por comando
$ sudo su
- Verifique se a Ethernet é normal pelo comando ifconfig. Aqui resultado nos mostra uma placa de rede, eth0, e o endereço IP da Ethernet, 192.168.1.9. Além disso, use a ferramenta ping, para conectar-se a um domínio normal.
$ ifconfig
$ ping www.baidu.com
- Para verificar a largura de banda, precisamos de outra máquina, o Host Linux (exemplo). Aqui nós consideramos o ROCKPI4Desktop como um servidor, e o Host Linux como um cliente
- Certifique-se de que existe uma ferramenta iperf no seu PC host. Talvez você possa obtê-lo por $ sudo apt-get update, and $ sudo apt-get install iperf
- No terminal Debian, execute o comando $ iperf -s
- No terminal do Host Linux, execute o comando, $ iperf -c 192.168.1.9
Resultado do Teste de Ethernet
- ROCKPI4Debian
- Host Linux
$ iperf -c 192.168.1.9 ------------------------------------------------------------ Client connecting to 192.168.1.9, TCP port 5001 TCP window size: 85.0 KByte (default) ------------------------------------------------------------ [ 3] local 192.168.1.100 port 37604 connected with 192.168.1.9 port 5001 [ ID] Interval Transfer Bandwidth [ 3] 0.0-10.0 sec 1.09 GBytes 940 Mbits/sec
Você vê, a largura de banda da Ethernet é de quase 1000Mbits / seg. Claro, você é encorajado a configurar o ROCKPI4Debian como um cliente e o Host Linux como um servidor ao testar o desempenho da rede Ethernet.
Conexão WIFI
Quando não há um cabo de rede para o seu ROCK Pi 4, a conexão WIFI é outra boa opção. O ROCK Pi 4 suporta rede sem fio 2.4G e 5G WIFI.
Para testar o desempenho do Wi-Fi, precisamos seguir as etapas:
- Mudar para o modo super usuário
$ sudo su
- Abra o WIFI
$ nmcli r wifi on
- Escanear o WIFI
$ nmcli dev wifi
- Conecte-se à rede Wi-Fi
$ nmcli dev wifi connect "wifi_name" password "wifi_password"
- Teste de desempenho WIFI por ferramenta iperf
Resultado do teste do WIFI
- ROCKPI4Debian
Aqui vemos wlan0 está trabalhando com o endereço IP, 192.168.31.139.
- Host Linux
$ iperf -c 192.168.1.10 ------------------------------------------------------------ Client connecting to 192.168.1.10, TCP port 5001 TCP window size: 85.0 KByte (default) ------------------------------------------------------------ [ 3] local 192.168.1.100 port 60924 connected with 192.168.1.10 port 5001 [ ID] Interval Transfer Bandwidth [ 3] 0.0-10.0 sec 234 MBytes 196 Mbits/sec
Teste o OpenGL ES
Você pode testá-lo no terminal e executar os seguintes comandos:
$ glmark2-es2
Utilizando o M.2 NVME SSD
Antes de fornecer energia para a placa ROCK Pi 4, conecte um SSD Samsung EVO 960 a placa ROCK Pi 4.
Executando os seguintes comandos para usar o SSD MME NVME. Aqui nós usamos um recém-lançado M.2 SSD.
- Mudar para o modo super usuário
$ sudo su
- Verifique os dispositivos NVME.O caractere device /dev/nvme0 é o controlador de dispositivo NVME e bloqueia dispositivos como /dev/nvme0n1 são os namespaces de armazenamento do NVME. Devies like /dev/nvmen0n1 são o armazenamento real, que se comportará essencialmente como discos.
$ ls /dev/nvme*
- Se não houver partição no dispositivo NVME, é necessário usar o fdisk da ferramenta para criar um.
$ fdisk /dev/nvme0n1
- Se criar partição com sucesso, deve haver pelo menos uma partição, /dev/nvme0n1p1. Em seguida, crie um sistema de arquivos, como:
$ mkfs.ext4 /dev/nvme0n1p1
- Finalmente, monte o sistema de arquivos. Você pode absolutamente criar um novo diretório para ser um local de armazenamento.
$ mount /dev/nvme0n1p1 /mnt
- Lembre-se, se você tem um SSD M.2 que já armazenou dados, você só precisa montá-lo.
Configurando o Volume
Quando estiver ouvindo a música ou assistindo ao filme, talvez seja necessário definir os dispositivos de saída, o conector de fones de ouvido a bordo ou a porta de saída de áudio no monitor HDMI.
Usando Go
Agora use go(chamado de golang) funciona bem no Debian. Para utilizar o golang: $ sudo su $ apt-get update $ apt-get install golang
Usando o Editor Emacs
O Emacs roda bem no Debian. Para utilizar o emacs:
$ sudo su $ apt-get update $ apt-get install emacs
Você pode iniciar o programa pela linha de comando ou clicar no ícone Emacs.
$ emacs